Vencedor do pleito de 2016 com diferença de 4.688 mil votos sobre o segundo colocado, o candidato Ricardo Mascarenhas (PP), deve ampliar a margem sobre seus atuais concorrentes, na disputa pela reeleição à prefeitura de Itaberaba, segundo avaliações e projeções de analistas políticos locais e estaduais.
O que motivou essas análises e projeções favoráveis ao atual gestor, foi a fragmentação da oposição em três grupos distintos, que se lançaram na disputa com candidatos com difícil aceitação popular, um dos candidatos foi indeferido a sua candidatura, recorreu e conseguiu deferir no TRE-BA. No entanto, continua na berlinda, pois o seu processo vai ser julgado no TSE e caso seja indeferido o seu registro de candidatura ficará fora do páreo. O outro candidato da oposição, está conseguindo crescer em cima da rejeição do ex-prefeito, mas tudo indica que terá menos votos que a eleição passada.
Em 2016, Ricardo Mascarenhas obteve quase 17 mil votos, num colégio com 34 mil eleitores e 29 mil votos apurados, mas a projeção atual é de que o atual gestor amplie o número de votos e que os candidatos da oposição tenham uma diminuição. Pela incerteza da candidatura de um e pela falta de musculatura política do outro.
Além desses fatores, Ricardo Mascarenhas conseguiu manter toda a sua base política, continua com o apoio dos 11 vereadores e conseguiu trazer para o seu grupo, nomes expressivos da oposição, deixando os adversários com poucas chances de crescimento.