Com o intuito de mobilizar a população em geral para o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Itaberaba, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, vai realizar na manhã desta quinta-feira (18), uma caminhada com assistentes sociais, professores, estudantes, população em geral que saíra da Largo da Palmeira ás 08:30 percorrendo o centro da cidade.
O Dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” – foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 em memória à menina Araceli Crespo, 08 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. A data foi criada com o objetivo de alertar toda a sociedade para a necessidade de ações de prevenção e combate à violência sexual.
Segundo os organizadores a conscientização para o combate ao abuso e exploração infantil é uma luta muito importante para o Brasil inteiro. “Há 50 anos a Araceli perdeu a vida por conta dos abusos e violência que sofreu e nós estamos aqui lutando pela proteção e pelos direitos das nossas crianças. Essa luta contra o abuso e exploração infantil deve ser uma luta diária e nós estamos aqui para alertar a população e estimular que denunciem qualquer tipo de abuso”, disseram.
A secretária de Assistência Social, Arlene Santana, reforça que lutar contra a o abuso sexual infantil é uma responsabilidade de todos. “Todos nós, tanto sociedade quanto o poder público precisam se manifestar contra o abuso infantil. Essa é uma missão de todos nós”, afirma.