Nesta terça feira (9) Itaberaba sediou capacitação para o preenchimento do Relatório de Acompanhamento Físico (RAF), voltada para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos municípios da região do território do Piemonte paraguaçu realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) com o apoio da secretaria de Ação Social e Prefeitura Municipal, no auditório do CEU das Artes.
Durante sua apresentação, o coordenador da Superintendência de Assistência Social da SJDHDS, José Barttiloti , ressaltou a importância da capacitação e que ela acontece a pedido dos secretários de Assistência Social. “Este momento de capacitação sobre o RAF foi solicitado pelos secretários no Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Bahia (Coegemas), porque a gente não poderia mudar um instrumento de gestão como o RAF e não trazer quais foram estas mudanças. Vamos discutir essas mudanças e a importância do preenchimento deste relatório” explicou.
Segundo a secretária de Ação social e cidadania , Arlene Santana, essa qualificação é fundamental para o desenvolvimento das ações do SUAS no território das unidades de atendimento, por isso, ela foi solicitada via Coegemas. “Com o RAF bem feito, o diagnóstico da situação das famílias atendidas nos territórios possibilitando encontrar soluções para as demandas apontadas por este instrumento, de forma pontual e localizada no sentido do prover a proteção de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidades sociais”, explicou Arlene