A Justiça Pública do município de Iaçu-Bahia, ofereceu denúncia contra o vereador Gilberto Fernandes Dias (PMDB), por estupro de vulnerável, e fornecimento de bebida alcoólica para menores, através do processo nº 0000489-63.2011.805.0090 – que é uma Ação Penal em tramitação no CARTÓRIO DOS FEITOS CRIMINAIS, EXECUÇÕES PENAIS, INFÂNCIA E DA JUVENTUDE E JÚRI na comarca da cidade.

Conforme a investigação, conduzida pela Promotoria de Justiça, o vereador convidou quatro menores para ingerirem cerveja e cachaça no bar da sua irmã na localidade do Faustino e um outro produto chamado “arrebite”. Uma das adolescentes que na época tinha apenas 12 (doze) anos de idade foi levada a um campo de futebol e estuprada pelo parlamentar.
Segundo o Ministério Público, o vereador que é conhecido por “Babau”, manteve relações sexuais que perduraram quase 01 (um) ano com a menor. O caso está sendo investigado desde 2011 e foram ouvidas testemunhas de defesa e acusação.
No entanto, houve um despacho do Ministério Público no dia 18 de maio de 2016, afirmando que não resta dúvidas que o vereador de Iaçu praticou o estupro da criança de 12 anos e por esse motivo pediu a condenação que pode chegar a 15 anos de prisão.
A última movimentação no processo, ocorreu em julho de 2017, quando o acusado apresentou as contra-razões e a denúncia já está conclusa para a decisão do Juiz responsável pelo caso.