Hoje (01/03) moradores da localidade do Tamburi, na região de Testa Branca, estiveram na Câmara Municipal de Itaberaba, para cobrar providências quanto ao fechamento da Escola Jorge Amando, que atendia a comunidade escolar. Eles foram recebidos, pelos vereadores Carlos Tanajura (PSC), Roberto Almeida (PT) e Nilton Mandinga (PSDB) que após longa conversa, marcaram um encontro na sede da Prefeitura Municipal. Os edis são membros da Comissão de Educação.
Eles foram recebidos na Prefeitura, pelo ouvidor Manoel Vaz que ouviu a revolta dos moradores pelo falto de não terem sido comunicados do fechamento da escola “queremos saber quais os motivos que levaram ao fechamento da escola Jorge Amado, já que tinha uma boa quantidade de alunos e ninguém no povoado foi comunicado sobre essa decisão da Prefeitura” disse Eliene da Silva.
O ouvidor geral justificou que não tinha conseguido entrar em contato com a Secretaria de Educação e que estaria marcando uma outra data para receber os moradores com a presença do prefeito João Filho e Jacyelma Vieira – Secretaria de Educação.
O Presidente da Comissão de Educação, vereador Roberto Almeida já tinha denunciado o Prefeito João Filho pelo fechamento de várias escolas, inclusive colocou o titulo de “campeão em fechamento de escolas”. Segundo o parlamentar entre os anos de 2011 e 2016 foram fechadas 20 escolas na zona rural. “Só este ano foram fechadas 10 escolas alegando número de alunos insuficiente, porem já provamos que duas escolas tem quase o triplo de alunos acima do estabelecido pela gestão, a exemplo da escola Jorge Amado e Coração de Maria que a gestão fechou alegando que nas mesmas existia menos de dez alunos. Nestas escolas tem quase 30 alunos cada” .