
Uma multidão participou neste sábado (18), do primeiro comício realizado pela coligação “CORAGEM PARA MUDAR A BAHIA”, que tem como candidato a governador, o ex-prefeito de Feira de Santana – José Ronaldo e candidatos a senadores Jutahy Magalhães e irmão Lázaro. A coligação é composta pelos partidos DEM / PSDB / PSC / PTB / PRB / SOLIDARIEDADE / PV / PPL.
Como se observa nas imagens e para quem participou do evento, que foi realizado no Largo da Palmeira em Itaberaba, o largo principal ficou totalmente tomado de pessoas que se dirigiram para prestigiar e ouvir as propostas dos candidatos.

Diversos candidatos a deputados se pronunciaram, dentre eles Dr. Sapucaia, Léo Prates, Marcell Moraes e os prefeitos de Boa Vista do Tupim e Iaçu. Vereadores e lideranças políticas de vários municípios da região, prestigiaram o evento. Além do candidato a prefeito Leonardo Moscoso que ficou em segundo lugar na última eleição.
Duas lideranças políticas se destacaram nas suas falas, o vereador Dr. Murilo, que destacou a importância de Zé Ronaldo como prefeito de Feira de Santana, que mudou a cara da cidade e conseguiu atrair empresas para gerar emprego e o ex-vereador Ricardo Pimentel, que lembrou da implantação da Fábrica de calçados DASS que foi inaugurada na cidade, através do governo do DEM e cobrou promessas feitas pelo atual governador “Itaberaba hoje é a capital do desemprego, em cada casa que vistamos percebemos a frustração dos jovens em não conseguir uma vaga de trabalho. O atual governador prometeu trazer fábricas para Itaberaba e não cumpriu. Prometeu reabrir a Santa Casa e reformar e ampliar a estrada Itaberaba a Iaçu e nada fez. O que ele fez em Itaberaba, foi fechar a Cesta do Povo, a EBDA e o DERBA, deixando vários pais de família desempregados” lembrou Pimentel.
Os dois jovens políticos, além de apoiar as candidaturas de Zé Ronaldo e os senadores Jutahy Magalhães e irmão Lázaro, também apoiam a candidatura a deputado federal de Adolfo Viana e a estadual de Pablo Barrozo.
Durante seu pronunciamento, Zé Ronaldo se comprometeu em trabalhar pela Bahia, inovando na maneira de administrar e tocou sobre problemas que se agrava no Estado, a exemplo do desemprego e o sucateamento dos órgãos públicos “Vamos fazer parcerias e buscar fábricas para a Bahia. É muito difícil olhar nos olhos de um pai que está desempregado e sem dinheiro para manter a sua família. A situação da educação é tão grave que não há construção de nenhuma escola na Bahia. Não encontrei construção de nenhuma escola no estado. Não há avanços”, disse.
Perfil
José Ronaldo de Carvalho, ou simplesmente Zé Ronaldo, é natural de Paripiranga, no Nordeste do estado, mas mora em Feira de Santana desde anos 60, quando chegou no município para estudar e trabalhar.
É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), atuou como professor, e também trabalhou como diretor executivo na Companhia de Pneus Tropical, atual Pirelli; na Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, a antiga Cedic; foi diretor do Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira, e teve passagem pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura.
A vida política teve início em 1976, na Câmara de Vereadores de Feira, pelo partido Arena. Nas eleições seguintes, concorreu ao mesmo cargo pelo PDS e deixou de ser suplente. Em 1986 foi eleito deputado estadual e reeleito nos anos de 1990 e 1994. Foi líder do PFL e representou o então governador Paulo Souto na Assembleia.
No final dos anos 90, Carvalho assumiu um cargo na Câmara Federal com a terceira maior votação do estado. Em 2000, voltou à política local como prefeito de Feira de Santana e se reelegeu em 2004. Voltou ainda à prefeitura em 2012 e foi reeleito em 2016. Filho de Maria Rosalina e Joaquim Antônio de Carvalho, é casado e tem três filhos.