Um mutirão de atendimento para prevenção do glaucoma e da catarata atendeu gratuitamente, no sábado (13), na Quadra Poliesportiva de Boa Vista do Tupim, mais de 500 pessoas. O

Secretário de Saúde e coordenador do mutirão, Uilson Gustavo Mendes Macedo, informa que homens e mulheres acima de 40 anos ou pessoas a partir de 20 anos, com casos das doenças na família, foram atendidas e serão encaminhadas para o tratamento “a ação de prevenção foi um sucesso e os casos comprovados de glaucoma e catarata serão encaminhados para o tratamento, na sua maioria sendo realizadas cirurgias” disse.
De acordo com Uilson Gustavo, o glaucoma é uma doença ocular causada pela elevação da pressão intra ocular, que provoca lesões no nervo ótico comprometendo a visão e, na falta de tratamento adequado, pode levar à cegueira. O Secretário ressalta que a prevenção é essencial para combater a doença.
Já a catarata, caracteriza-se pela formação de visão nublada, “como se olhasse por uma janela embaçada ou enevoada”, comentou Uilson. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler e dirigir um carro e progredir até prejudicar completamente a visão.