O descaso com as obras destinadas à saúde em Itaberaba é visível e só não enxerga quem não quer. O PORTAL ITABERABA NOTICIAS constatou ao visitar a construção das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que nenhuma delas foram concluídas. Essas unidades, poderiam estar dando um melhor suporte para a comunidade no atendimento básico a saúde.
Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) vai custar R$ 407,922.71 e os recursos foram liberados pelo Governo Federal. Estão previstos a construção de unidades na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, Bairro São João e Irmã Dulce e no Povoado de Santa Quitéria. As obras começaram em 2014 e até agora não foram concluídas.

O Governo Federal também liberou recursos para a reforma de duas Unidades Básicas de Saúde nos Povoados de Guaribas e Vila São Vicente. O município de Itaberaba foi contemplado com o montante de quase R$ 3 milhões para essas obras.“O que não se entende na verdade, é que os recursos estão sendo direcionados a Itaberaba e os outros municipios que receberam recursos, a exemplo dos vizinhos IAÇU e IPIRÁ, as obras já foram concluídas” relata Anderson Rodrigues.
A população tem reclamado do atendimento nas unidades de saúde, devido a falta de estrutura e a marcação de exames. Tem exames que passa quase 06 (seis) meses para ser marcado e segundo a Secretaria de Saúde é devido a demanda.

Segundo informações, já houve denuncias de vereadores da oposição com relação a paralisação das obras. Devido a mudança constante da data da sua conclusão. E o gestor será obrigado a concluir nos próximos meses.