A Polícia Federal (PF) está cumprindo mandados de busca e apreensão de documentos na Prefeitura de Itaberaba (BA) nesta terça-feira (31). A ação faz parte da Operação Transfolia que apura um suposto esquema de desvio de dinheiro público do transporte escolar. As buscas começaram durante a manhã, quarenta agentes da PF em viaturas descaracterizadas chegaram e se dividiram pelas secretarias, gabinete do prefeito e imóveis de funcionários e na residência do prefeito João Filho (PP).
De acordo com o vereador Ricardo Pimentel (PV), a ação faz parte das investigações referente ao desvio de dinheiro da Cooperativa de Transportes. “Foi uma denúncia que fiz há três anos, onde investiguei os contratos e o pagamentos de veículos. Consegui descobrir coisas absurdas. Placas de veículos inexistentes sendo usadas para pagamentos pela cooperativa. Superfaturamento de contratos. Esperamos que os culpados sejam presos.”, resume Pimentel.
Logo pela manhã, ás cinco horas, a PF foi a casa do prefeito João Filho (PP), apreendeu documentos, computadores e celulares. No mesmo horário, fizeram diligência na casa de uma funcionária de nome Sônia que cuida de licitações na Secretaria de Administração.
A Policia Federal fez buscas e apreensões na casa de Valmir Gusmão no Jardim das Palmeiras, o responsável indireto pela TRANSCOPS em Itaberaba e recolheu diversos documentos. Na Secretarias de Fazenda e Administração estão vasculhando e apreendendo diversos documentos.
Por último se dirigiu ao gabinete do prefeito e apreendeu documentos na sala da secretaria de Governo, Marigilza Mascarenhas. A operação busca documentos que comprovam a fraude em processos licitatórios, superfaturamento de veículos, pagamentos indevidos e aluguel de veículos por agentes políticos.
Segundo a Polícia Federal, os prejuízos causados aos cofres públicos podem superar R$ 57 milhões, entre os anos de 2010 e 2015.