Diante do tempo seco e da ausência de chuvas, a região da Chapada Diamantina voltou a sofrer com os focos de incêndio surgidos neste final de semana. Além das regiões de Ibicoara e Mucugê, o fogo voltou a atingir o entorno da nascente do Rio Capivara, em Palmeiras, e da Serra do Veneno, em Lençóis. A informação foi confirmada pelo chefe-substituto do Parque Nacional, César Gonçalves, em entrevista ao site G1.
Brigadas da Bahia e de Pernambuco, além de equipes do Corpo de Bombeiros da Bahia e do Distrito Federal (DF), atuam no combate ao fogo que voltou a consumir áreas de vegetação. Segundo Gonçalves, ainda não há informações mais precisas sobre a proporção do fogo. No entanto, ele destaca a condição climática como o fator principal para o aumento do índice de queimadas.
“Em dezembro, choveu apenas 20% em relação à média histórica. Em novembro, apenas 15%”, afirmou. Ele ainda esclareceu que o fogo não chega a ameaçar as casas da região, embora já tenha provocado graves danos à vegetação de cerrado, dos campos rupestres e das áreas de floresta.