A Polícia Federal deflagra na manhã desta terça-feira (31) a Operação Transfolia, visando apurar a prática de crimes de fraude a licitações e de desvio de recursos públicos, relacionados com a contratação de empresa para realização de serviços de transporte escolar do município de Itaberaba, no centro-norte baiano. Os prejuízos causados aos cofres públicos podem superar 57 milhões de reais, entre os anos de 2010 e 2015.

As investigações iniciaram há um ano e meio, sendo verificado, no seu transcorrer, que os integrantes do esquema criminoso direcionavam as licitações para beneficiar empresa ligada ao grupo, bem como realizavam dispensas irregulares, através de contratos emergenciais.
Cerca de 40 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Itaberaba, inclusive na Prefeitura Municipal, Vitória da Conquista e Itapetinga, todos na Bahia, os quais foram expedidos pelo Tribunal Federal da Primeira Região, em Brasília.
A denúncia foi feita inicialmente pelo vereador Ricardo Pimentel a Procuradoria da República, que encaminhou para a Policia Federal “o desenrolar dessa situação foi fruto de uma investigação, que conseguimos descobrir até FIAT 147 recebendo como se fosse caçamba, o valor de R$ 22 mil” afirma Pimentel