Cerca de R$ 30 milhões foram desviados de setores como a educação

Operação tem o objetivo combater desvio de verbas em municípios baianosRafael Neddermeyer/12.08.2004/AE
Foi iniciada na manhã desta terça-feira (13), a operação “13 de Maio”, da Polícia Federal. A ação tem como objetivo combater crimes de desvio de recursos públicos e corrupção, praticados em prefeituras de 20 municípios baianos.
A operação ocorre também em outras cidades brasileiras, como Aracajú e Brasília.
Segundo a Polícia Federal, cerca de R$ 30 milhões foram desviados nos municípios que estão sendo investigados. Os recursos seriam de origem federal, estadual e municipal, e verbas FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), órgão ligado ao Ministério da Educação.
Dois prefeitos e seis ex-prefeitos estão entre os suspeitos pelo crime, além de quatro vereadores, cinco secretários municipais e nove funcionários públicos. Todos tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça Federal.
Cerca de 400 agentes federais estão envolvidos na operação. Eles cumprem 20 mandados de prisão temporária e 83 mandados de busca e apreensão.
Os municípios investigados são Fátima, Heliópolis, Aramari, Ipecaetá, Banzaê, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, Água Fria, Novo Triunfo, Itiruçu, Ourolândia, Santa Brígida, Itanagra, Paripiranga, Quijingue, Coração de Maria, Sátiro Dias, São Francisco do Conde e Lamarão.