A condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada pela Polícia Federal durante a manhã desta sexta-feira (4), em ação da 24ª etapa da Operação Lava Jato, virou assunto também entre os políticos baianos. Como esperado, aliados fizeram questão de defender o petista e os oposicionistas não deixaram de celebrar o avanço das investigações.
Foto: Varela Notícias
Líder nacional do PSDB na Câmara dos deputados, o deputado federal baiano Antônio Imbassahy afirmou para a revista “Veja” que o “fim da impunidade chegou” e comemorou a ação da PF. “Acabou aquela sensação de impunidade. Agora, começamos a gerar uma nova expectativa de refundação da República. Ninguém pode estar acima da lei, por mais prestígio político e econômico que tenha”, disse o tucano.
Juthay Magalhães (Foto: Reprodução)
O também deputado federal do PSDB, Jutahy Magalhães, preferiu usar o Facebook para celebrar a condução coercitiva de Lula. Ele fez um post com a frase em letras garrafais “NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI” e, embaixo, compartilhou a notícia em que o ex-presidente foi conduzido por policiais federais a prestar depoimento.
Foto: Kiko Freitas/Varela Notícias
Já José Carlos Aleluia, deputado federal do DEM, destacou que nenhum político está acima da República e afirmou que a Polícia Federal cumpre seu papel “sem olhar a quem”. “A República Brasileira renasce neste quatro de março, quando mostramos ao mundo que ninguém está acima da lei em nosso país. Hoje é um dia histórico!”, afirmou Aleluia.
Alice Portugal (Foto: Felipe Ricardo / Varela Notícias)
Já a deputada federal do PCdoB, Alice Portugal, realizou diversos posts em defesa do presidente Lula e compartilhou um vídeo onde pede que a militância saia nas ruas para defender o estado democrático de direito. “A operação da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (04/03) é uma clara tentativa de golpe e um atentado ao estado democrático de direito. Vamos às ruas defender a democracia e este que é o maior líder popular do Brasil”, disse Alice que ainda usou a hashtag “#SomosTodosLula”.
Jorge Solla (Foto: Varela Notícias)
O deputado do PT, Jorge Solla, lançou uma nota de repúdio em relação a ação da polícia federal e ainda chamou o ato que ocorreu durante a manhã desta sexta-feira (4) de “sequestro autorizado”. “Lula jamais negou-se a colaborar com a Justiça em qualquer investigação, que tenha ele como testemunha ou alvo. Levá-lo sob custódia para depor é sequestro autorizado por um juiz que coloca de joelho nossa democracia e Constituição, é explicitamente uma ação política, realizada ilegalmente para acirrar o ambiente de conflagração nacional entorno de um pedido de impeachment que também não têm sustentação jurídica”, criticou.
Rui Costa (Foto: Breno Cunha/ Varela Notícias)
O governador da Bahia, o petista Rui Costa, também se posicionou a favor de Lula e classificou a ação da polícia militar como indício de um golpe político: “É importante que todos nós brasileiros mantenhamos a capacidade de se indignar. É a indignação contra qualquer tentativa de golpe e tudo aquilo que possa atingir a democracia brasileira”.
http://varelanoticias.com.br/politicos-baianos-repercutem-conducao-coercitiva-de-lula-na-lava-jato/