Nesta terça-feira dia 28/07 pela manhã, quase fizeram uma manifestação nas portas da Caixa Econômica Federal. As pessoas haviam sido oficiados pela Prefeitura Municipal de Itaberaba a receberem no Ginásio de Esportes as chaves das suas casas e assinarem seus contratos com a instituição financeira. Ao chegarem ao local do evento, não encontraram ninguém que os recebesse ou que justificasse a não realização da entrega. Imediatamente seguiram a Secretaria de Ação Social, e lá, foram informados que a Caixa não teria liberado a entrega. Seguindo em passeata para a Caixa, foram recebidos por um funcionário da mesma que declarou, que tanto a Prefeitura quanto a Caixa já tinham feito sua parte e agora caberia ao Ministério das Cidades liberar a posse das moradias.
Os mutuários seguiram para a Rádio Rosário acompanhados pelo Dr. Leonardo Moscoso, advogado militante nesta área ,que mediou o conflito, marcou para as 15:00 uma ida ao Ministério Público Estadual junto com uma comissão, e declarou ” Buscaremos junto ao Ministério Público uma mediação entre a Prefeitura e a CEF, para que seja evitada uma situação de invasão que fatalmente exporia a risco a integridade física dos cidadãos que apenas estão indignados por verem protelado seu sonho da Casa Própria”.
Há tempos a população contemplada com as casas vem as rádios expor esta situação e a Prefeitura, não havia tomado nenhuma providência. Segundo um manifestante que não quis se identificar com medo de represálias por parte de agentes da Prefeitura, ” Ou entregam as chaves ou nós vamos nos apossar do que é nosso”.