
Tomaram posse hoje (10/01) os conselheiros tutelares eleitos para o mandato 2016-2020 em Itaberaba. Quase 90% dos municípios brasileiros escolheram os representantes no dia 4 de outubro de 2015. Com a grande participação, a eleição foi marcada por uma disputa voto a voto. Sagrando-se como a conselheira mais votada em Itaberaba, Cristiane Oliveira com 502 votos.
Cinco conselheiras tutelares tomaram posse nesse domingo pela manha, no CETEP (antigo Colegio Estadual).De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o país tem cerca de 30 mil conselheiros tutelares, responsáveis por defender crianças e adolescentes com direitos violados.
No exercício das atividades, atuam no combate a situações de negligência, exploração sexual e violência física e na fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência.
Os conselhos tutelares são órgãos autônomos e permanentes, que integram a administração pública local. O Brasil tem 5.956 conselhos tutelares instalados em 5.559 municípios. Alguns municípios têm mais de um, e seis não têm conselhos instalados. Os municípios que não tiveram eleição na data determinada, como Rio de Janeiro e São Paulo, devem concluir a escolha até fevereiro.
Confira a lista dos efetivos e suplentes que tomaram posse em Itaberaba:
Efetivos:
Cristiane Oliveira Alves
Iracema Santos Oliveira
Liliane Nascimento da Silva Alves
Marilene Xavier de Matos
Janealzira da Silva Mota Santos
Suplentes:
Deise Jaqueline Barbosa do Nascimento Souza
Lucineide Carneiro de Jesus
Viviane São Pedro da Silva
Maria Célia Sales
Maridalva Silva Santana