Boa Vista do Tupim ultrapassou 80% da população geral estimada pelo IBGE vacinada com ao menos a primeira dose ou dose única contra a Covid-19. Uma conquista que só foi possível de ser atingida por causa dos esforços da Prefeitura em otimizar todo o sistema de imunização, com a montagem de pontos de vacinação e a organização dos horários e locais de aplicação das doses.
A contínua evolução da vacinação tem contribuído, principalmente, na redução das taxas de ocupação de leitos e de contágio. Conforme monitoramento municipal, só neste mês de outubro, a cidade ficou um bom tempo sem nenhum caso ativo de Covid-19.
Percentual de pessoas vacinadas no município
D1 | 80% |
D2 | 43% |
D3 | 1,3% |
Relação de doses recebidas e aplicadas
Chegando próximo a 25 mil doses aplicadas, a Secretaria Municipal de Saúde informou que foram recebidas da primeira dose um total de 15.452 e aplicadas 14.862. Já com relação a segunda dose, foram recebidas 8.238 e aplicadas 8.056, a terceira dose teve um total de 332 doses recebidas e administradas 252.
O secretário municipal de Saúde, Gustavo Mendes enfatiza a importância de todos se vacinarem a medida em que chegar a vez de cada um. “O cidadão vai proteger a si, a sociedade e também o sistema. O impacto da vacinação na ocupação de leitos já é visível. Atingimos 80% da população com a primeira dose e ficamos durante semanas sem casos ativos de coronavirus. Já estamos conseguindo controlar a pandemia”, diz. O prefeito Helder Lopes Campos também estimula a população a procurar os postos de vacinação. Dinho ainda ressalta o trabalho dos profissionais da Saúde ao longo da pandemia. “É uma dedicação incrível. São pessoas que estão trabalhando em diversas frentes, seja no atendimento de pacientes ou na vacinação. São verdadeiros heróis desse período tão difícil que estamos vivendo”, avalia.