Fundado em 1946, a área que abriga o Clube Social está passando por uma disputa entre os seus sócios patrimoniais e a Prefeitura Municipal de Itaberaba, devido a um terreno que a gestão João Filho (PP) colocou a venda através de leilão.
A venda do terreno do Clube Social tem causado grande polêmica na cidade, desde o ano passado. Quando um projeto tramitou no Poder Legislativo para autorizar a venda . Os vereadores de oposição alegaram diversas irregularidades pelo fato de colocar em regime de urgência um projeto com a ausência dos vereadores de oposição. Que estavam em Salvador representando o Legislativo em uma reunião.
Já foram marcados diversos leilões e não apareceram interessados para comprar o terreno, que os sócios alegam ter sido invadido pela Prefeitura de Itaberaba.
Com a ânsia de vender mais um patrimônio do município, a gestão do prefeito João Filho publicou um decreto desapropriando o CLUBE SOCIAL, para tentar com isso dar legalidade para a venda do terreno que supostamente foi invadido irregularmente.
Segundo o Decreto nº 02/16 (clique aqui e veja o decreto) a desapropriação foi feita para a implantação de um Clube Recreativo, Terapêutico e Assistencial, para os aposentados e pensionistas da ITAPREV. No mesmo decreto, o local será dirigido e mantido pela autarquia municipal.
O que chama a atenção, é que não houve qualquer discussão com aposentados e pensionistas, vereadores e membros do conselhos da Itaprev, para a possibilidade da entidade assumir a estrutura do Clube Social. O que pode tornar ilegal essa atitude da Prefeitura Municipal. “Tomamos como surpresa essa situação! A Itaprev assumir o Clube Social. Só faltava essa! investir o dinheiro dos aposentados em um local que tem dono e que pode ser tomado a qualquer momento na justiça” disse um aposentado.
Na Câmara Municipal, a surpresa foi grande “não tivemos qualquer conhecimento sobre essa atitude de gestor de transferir a titularidade de posse do Clube Social para a Itaprev. Parece uma atitude orquestrada por João Filho para dar legalidade a venda do terreno. Que segundo soube ele já articulou com um empresário de Itaberaba para comprar por um valor em torno de R$ 750 mil. Um terreno que vale hoje mais de R$ 1 milhão de reais” disse o vereador Ricardo Pimentel (PV).

O Clube Social teve um momento áureo e recebeu artistas importantes, a exemplo de Roberto Carlos e ultimamente foi abandonado pelos seus sócios. Sendo que muitos deles já faleceram e os que restaram estão com dificuldade para se reunir e retomar a administração do local.