Foi realizada na manhã da última quinta-feira, dia 12 de julho, a formatura dos alunos da rede municipal de ensino que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), um projeto desenvolvido pela Polícia Militar para estudantes das escolas públicas em convênio com a Prefeitura Municipal de Boa Vista do Tupim, com o objetivo de fomentar e propagar lições de conscientização e aprendizado de cidadania, prevenção contra o uso de drogas e a prática da violência.
A solenidade contou com as presenças do prefeito Helder Lopes Campos; vice prefeito Léo Sá Teles; Presidente da Câmara de Vereadores Savio Bulcão; vereadores: Lê, Tal Aragão, Nininha e Cau; o Coordenador de Educação – Vespasiano e representando o comando do 11º BPM – Capitão Melchizedec Santos Goncalves Junior, ; que compuseram a mesa de honra e puderam prestigiar a solenidade que teve a graduação de aproximadamente 139 alunos das escolas municipais Magalhães Neto, Maria Isaurí, Cora Ribeiro, Abraham Lincoln, que deram um show de cidadania e aprendizado.

A festividade contou também com a apresentação dos alunos que produziram textos sobre o aprendizado adquirido no Proerd, como também homenagens as gestoras e coordenadoras das unidades escolares e a Sub. Tenente Genilma Pimenta dos Santos instrutora do Proerd no município, que junto aos alunos realizou o juramento de compromisso com o Proerd e aproveitou a oportunidade para agradecer e conversar com os alunos sobre os momentos vividos durante o curso.
Para o secretário de Educação interino, Valternei Guerra, o PROERD foi de grande importância para os jovens que acabaram de se formar e agradeceu o empenho e brilhantismo dos servidores envolvidos. “Muitos foram os atores neste processo que iniciou em agosto de 2017 e no exercício atual com esta formatura, mas uma pessoa é especial, pois sua postura e compromisso com o programa não tem precedentes, trata-se da Sub. Tenente Genilma Pimenta, tratada pelos alunos com adjetivos carinhosos e admirada por todos!!!” agradeceu.
O prefeito Helder Lopes Campos (PSDB), fez questão de ressaltar os objetivos do Proerd e das estratégias montadas ao longo do curso para que os alunos aprendam boas estratégias e tomadas de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável, de modo que estejam capacitados para fazerem escolhas livres do abuso de drogas, violência e outros comportamentos perigosos.
O Proerd foi criado em 1983 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1992. Em Boa Vista do Tupim, o programa foi implantando na atual gestão e já tem alcançado excelentes resultados no combate as drogas e conscientização dos alunos no combate a violência.