O 18º Batalhão da Policia Militar, retornou na última semana, ao Programa Educacional de Resistência ás Drogas ( Proerd) em escolas do município. As ações, que tem como objetivo oferecer atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas salas de aula, seguem durante o ano letivo.
Conforme a Secretária de Educação Vilma Arruda, o projeto tem aproximado a PM da comunidade escolar e gerado a troca de informações e confiança. “Nós enxergamos no Proerd a oportunidade de praticar um policiamento comunitário nas escolas, aproximando ainda mais a comunidade da polícia e propiciando a troca de informação, para desenvolvermos nos estudantes a capacidade de resistir ao uso de drogas”, ressalta.
Vilma Arruda afirma também, que a prevenção é a melhor forma de combater o avanço das drogas sobre as crianças. “Esse contato dos policiais com os alunos é muito benéfico. Eles entendem que além dos males que o vício pode causar, envolver-se com drogas é contra a lei e pode trazer sérias consequências para toda a família”, disse a secretária.
O programa é um convênio entre a prefeitura de Boa Vista do Tupim através da secretária de Educação e a Policia Militar da Bahia, que consiste em ações entre a polícia Militar, comunidade escolar e família no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes.