Um grupo de receptadores de carga roubada foi preso em flagrante, na tarde deste sábado (9), no estacionamento do supermercado Extra, na Vasco da Gama. A ação criminosa foi frustrada por uma guarnição da Operação Gêmeos 03, com apoio de uma guarnição da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).
Segundo detalhou o tenente Davi Simões, da Gêmeos, ao Bocão News, um caminhão baú com uma carga de uísque foi roubado de um mercado no bairro do Uruguai, na Cidade Baixa. Ainda segundo o oficial, após os cinco homens armados renderem o motorista e funcionários do estabelecimento, o veículo foi levado e deixado no bairro da Calçada, onde um sexto homem seria designado a transportar a carga roubada.
Caminhão baú roubado no bairro do Uruguai
Em operação contra roubos a coletivos no Largo do Tanque, uma guarnição da Gêmeos foi informada pela central da ocorrência do roubo, quando conseguiram interceptar o caminhão baú na Ladeira do Guarani, na Liberdade, conduzido por Marivaldo Santos, 33 anos.
Ao abordar o condutor, os policiais foram informados que a carga seria levada para o estacionamento do Extra, onde seria entregue a um grupo de receptadores que aguardavam a carga com valor estimado em R$ 25 mil. A partir da informação, as guarnições acompanharam o veículo e monitoraram as mensagens no celular de Marivaldo, que comprovavam o esquema.
No local, foram presos em flagrante Marciel Pereira Araújo, 31; Daniel Carvalho Nascimento, 34; e Fabiano Sales Bastos, 30, apontados por Marivaldo como os destinatários da mercadoria roubada.
Com Marciel, apontando pela PM como um dos líderes do esquema de receptação, foi encontrada a quantia de R$ 7 mil, que, segundo ele, teria outro fim – pagar uma carga de celulares, modelo iPhone, e notebooks. Além do dinheiro em espécie e objetos pessoais, foram apreendidos com o grupo dois veículos, um Fiat Idea (JSZ-8308) e um Kia Optima (OLB-2808), este último pertencente a Marciel.
Veículo de luxo apreendido com um dos receptadores
Todos os detidos e o material apreendido foram conduzidos à Central de Flagrantes, na Avenida ACM. Não há informações sobre os assaltantes que roubaram a carga, que fugiram após deixar o caminhão na Calçada. “De acordo com as características do esquema, reforço que esta ação se enquadre no crime de formação de quadrilha”, frisou o tenente.