Mais uma vez, o governo do Estado, realiza uma reunião para tratar sobre a reabertura da Santa Casa e a população não comparece por entender que trata-se de mais uma enganação politiqueira. Desde o ano passado, que uma comissão foi formada para reabrir a entidade e todas as vezes a desculpa é a mesma “os débitos da Santa Casa”. Representando o Estado da Bahia estava presente Dr. José Saturnino Rodrigues, superintendente de Gestão e Regulação da SESAB.
Os que estiveram presentes nas reuniões com o Secretário Estadual da Saúde – Dr. Fábio Vilas Boas no ano passado, ouviram as mesmas palavras. Inclusive foi solicitado por ele a lista de todos os débitos para verificar uma forma de resolver a situação.
A surpresa da nova reunião, foi o interesse do prefeito João Filho (PP) que até colocou carros de som na rua para convidar a população para o auditório do Colégio Modelo. Muitos ficaram desconfiados do ato do gestor, que passou de algoz do Hospital Regional para benfeitor. “O prefeito João Filho fechou a Santa Casa por duas vezes, a primeira em 2009 e a segunda no ano passado, quando conseguiu com Leão a transferência dos recursos para o município. O interesse de João Filho nessa reunião é apenas um, atestar a incapacidade da reabertura da Santa Casa e puxar os dez leitos de UTI para ele administrar os recursos” avalia o vereador Ricardo Pimentel.
O parlamentar relata que as reuniões para a reabertura da Santa Casa está parecendo uma “roda gigante” que “gira gira e não sai do lugar” ele avalia: “estivemos no ano passado na Secretaria Estadual de Saúde com essa mesma empresa IMEGI e foi discutido as mesmas coisas, débito impagável da Santa Casa, parece que de lá pra cá nada avançou”.

“Na última reunião que tivemos em Salvador, o Dr. José Rodrigues deixou bem claro, que o prefeito pediu a retirada dos repasses da Santa Casa. Queremos a Santa Casa aberta e não essa enrolação, capitaneada pelo prefeito e seus asseclas” diz Kleber Brito
As mesmas promessas que foram feitas hoje, já tinham sido feitas em uma reunião em setembro de 2015, com a presença de vereadores, comissão da irmandade e provedor. Que foi a implantação dos 10 (dez) leitos de UTI na Santa Casa, a diferença é que dessa vez, se ventilou a possibilidade de ir para o município. “a comissão de saúde da Câmara Municipal fez mais de cinco viagens a Salvador para discutir a reabertura da Santa Casa. Em maio de 2015 já se falava na implantação das UTIs no Regional e para nossa surpresa o prefeito tenta capitanear para o município” alerta Roberto Almeida (PT).
Segundo a apresentação feita no auditório do Colégio Modelo, seriam necessários o investimento de R$ 30 milhões para reabrir a Santa Casa, nesse sentido, o vereador Roberto Almeida se pronunciou ” empresa nenhuma vai querer investir 30 milhões e receber 250 mil por mês. O estado precisa investir e dar condições para funcionar. Ou o Estado assume a Santa Casa, ou então não reabre”.
O sentimento comum, com relação a reunião de hoje é que não passa de mais uma movimentação política, devido a proximidade da eleição municipal. Dando justificativas repetidas para a não reabertura da Santa Casa. Sendo necessário uma mudança urgente na irmandade para lutar verdadeiramente pela entidade.