Enfermeira condena o uso de soluções caseiras e recomenda que vítima seja levada a posto de saúde.
Em época de São João, a queima de fogos de fogos de artifício é sempre frequente. E neste ano, com a Copa do Mundo, o uso desses artigos se intensifica ainda mais. Por isso, acidentes com fogos e fogueiras são bastante recorrentes no mês de junho e atingem, principalmente, as crianças. Segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia apontam que, no ano passado, 45 pacientes foram atendidos vítimas de queimaduras e explosões de bomba no Hospital Geral do Estado, apenas entre os dias 22 e 25 de junho.
Primeiros socorros
Além da prevenção, é importante saber o que fazer em casos de acidente. “O acidentado deve ser levado imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que um profissional possa avaliar a gravidade do ferimento”, afirma Rita. As soluções caseiras devem ser deixadas de lado. “Cuidar de uma queimadura com procedimentos caseiros é um risco à saúde. Não é recomendável passar no local afetado produtos como sal, água com açúcar, gelo, ovo, óleo, manteiga ou pasta de dente”, explica.
O procedimento correto após uma queimadura é lavar a lesão com água fria por dez minutos. “Não pode ser água gelada, pois há o risco de necrosar a pele. Também é importante evitar passar a mão suja no ferimento ou cobrir a área lesionada com algodão. As vítimas de queimaduras não devem tirar a pele da área afetada para não agravar a situação”, afirma Rita.
Fonto: IBahia.com