A Secretaria de Ação Social de Itaberaba, informa aos usuários do Cadastro Único que declararam ser de famílias unipessoais que o Governo Federal fez um bloqueio antecipado no benefício de algumas dessas famílias. As famílias unipessoais são aquelas compostas por apenas um membro, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), que tiveram cadastros incluídos ou atualizados de novembro de 2021 a outubro de 2022, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo.
A Averiguação Cadastral Unipessoal, que verifica inconsistências na composição familiar, resultou no bloqueio do pagamento do Bolsa Família de 1,2 milhão de pessoas.
Elas entraram no cadastro do Governo Federal no segundo semestre de 2022 informando que moram sozinhas e, agora, necessitam atualizar as informações para voltar a receber o benefício. O objetivo da ação do Ministério do Desenvolvimento Social é verificar as famílias que são realmente unipessoais.
Quem se cadastrou nos últimos seis meses do ano passado, mora sozinho e teve o benefício bloqueado neste mês de abril, tem até 60 dias para ir a Agência do Bolsa Família ou ao CRAS e atualizar as informações do Cadastro Único.