A Secretaria de Ação Social e Cidadania de Itaberaba está realizando de hoje (11) até sexta-feira (15), no Centro de Atendimento à Educação Básica e Formação Continuada (Cenacom), uma série de atividades voltadas para os visitadores do Programa Primeira Infância com o intuito de capacitá-los para realizar visitas domiciliares, apoiar e acompanhar famílias de crianças na fase da primeira idade que vai até seis anos de idade. Os visitadores também estão sendo treinados para acompanhar gestantes e famílias em situação de vulnerabilidade pessoal e social com crianças na fase da primeira infância.
O objetivo é que os visitadores conheçam o contexto de cada família e comunidade onde a criança está inserida e levem para a rede de proteção e para o CRAS informações que possam contribuir com a elaboração e execução de políticas públicas visando o desenvolvimento da criança. O objetivo dessas ações é promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando o contexto social, econômico, cultural, religioso e todo o contexto de vida delas e de suas famílias.


Uma das principais ferramentas do programa é estimular o desenvolvimento da criança com brincadeiras e atividades lúdicas. O programa segue as diretrizes do marco legal da primeira infância com base na Lei 13.257 de 8 de março de 2016 que versa sobre o respeito ao superior interesse da criança e sua individualidade, considerando as especificidades e as diversidades da primeira infância. O marco também estabelece a política intersetorial para a atenção às necessidades integrais da criança, o fortalecimento das redes de proteção, cuidado nos territórios, redução de desigualdades e promoção da equidade.
O apoio às famílias para o cuidado, a educação, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além do estímulo ao desenvolvimento integral, são outras diretrizes constantes na Lei que também atribui à sociedade a função de prevenir situações de negligência, de violência e de acidentes com crianças na fase da primeira infância.
O programa primeira Infância é uma parceria entre A Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania CRAS, Criança Feliz, Fundação Abrinq e Selo Unicef.