Na sessão plenária, dessa segunda-feira (31/10), os vereadores debateram sobre a ocupação de cargos no futuro governo Ricardo Mascarenhas (PSB). O comentário que tomou conta da sessão, foi a imposição da atual primeira dama Maíra Mascarenhas querer continuar a frente da pasta.
De acordo com o discurso do vereador Ricardo Pimentel (PV), em todos os governos a prioridade de assumir a pasta é da primeira dama, quando não aceita, o prefeito indica outra pessoa “no caso de Itaberaba a situação é diferente, a mulher do prefeito eleito quer assumir o cargo e a atual primeira dama está exigindo continuar. A situação já está constrangedora dentro do governo” disse o parlamentar.
Outro vereador que se pronunciou sobre o assunto, foi Roberto Almeida (PT) que disse esperar acontecer mudanças na Ação Social, que chegou a ser fechada pelo Ministério Público “A Secretaria foi interditada pelo uso indevido daquela estrutura. Acho que uma Secretaria que ocupa um cargo desse e faz uma prática dessa, não pode continuar” .

O parlamentar lembrou do apoio da primeira dama a Argolo ” Me parece que a preocupação maior ali é ver se faz um deputado, se faz um vereador. É sempre a questão politica partidária é só olhar as últimas eleições e vamos ver que a secretaria que mais se destacou negativamente foi a de Ação Social. Se o prefeito eleito tiver bom senso e compromisso com a coisa pública, deverá mudar e colocar uma pessoa que tenha o perfil para aquela secretaria” .
O que se fala, é que houve um acordo do prefeito eleito com o seu tio, para manter Maíra Mascarenhas no cargo. Mas a maioria dos familiares não estão aceitando, devido a legitimidade de Suzana Matias que pode fazer um trabalho competente e diferenciado.
A população tem visto em Suzana, uma pessoa voltada para um olhar social, sem a ânsia de querer o poder a todo custo. Enquanto Maira, tem usado a pasta para barganhas políticas e atrapalhadas que causou grandes desgastes na gestão João Filho.