Devido à tendência de alta no número de casos de Covid-19 em todo o estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista do Tupim alerta a população a ficar atenta aos sintomas da doença e a buscar as unidades de saúde diante de sintomas como dor de cabeça e garganta, tosse, espirros, febre e mal-estar, para realizar o teste rápido. Além disso, a secretaria reforça a necessidade de serem seguidos os cuidados preventivos básicos a fim de reduzir a circulação do vírus.
O titular da pasta, Gustavo Mendes, explica que o período chuvoso contribui para o surgimento das síndromes gripais e que as aglomerações, que ocorrem com frequência nos eventos de carnaval, facilitam a circulação de vírus respiratórios, incluindo o da Influenza e seus subtipos, os adenovírus, os rinovírus e o coronavírus, entre outros.
A Secretaria de Saúde vem reforçando a necessidade das medidas tradicionais de proteção, como uso de máscara e distanciamento, para os segmentos mais vulneráveis à Covid-19, ou seja, idosos com 70 anos ou mais, imunossuprimidos, profissionais de saúde no exercício do seu trabalho, usuários do transporte coletivo e das unidades de saúde pública e particular, além das pessoas com suspeita ou confirmação de síndromes gripais.
O comunicado também destaca a intensificação da vigilância epidemiológica para identificação precoce dos casos na rede de saúde e da realização de testes rápidos para o diagnóstico precoce e a interrupção da cadeia de transmissão.
Gustavo reforça que a população faça sua parte e orienta que a testagem rápida de antígeno nas unidades básicas deve ser buscada até no sétimo dia dos sintomas iniciais, porque após este período os resultados não são tão precisos.
“Nossa orientação à população é que todos fiquem atentos aos primeiros sinais e busquem uma unidade de saúde para receber as orientações e os procedimentos necessários para que os sintomas não evoluam para as formas graves da doença”, explicou Gustavo.
A vacinação contra a Covid-19 é outro ponto de recomendação e o secretário ressalta que a vacina esta sendo ofertada nas unidades de saúde, que funcionam em horário regular.
“Reforço a necessidade de que todos se vacinarem para aumentar a imunidade contra essa doença. Só não devem receber a vacina as pessoas que estejam doentes. Para essas a recomendação é aguardar o total desaparecimento dos sintomas e para as que confirmarem Covid, a recomendação é que se vacinem somente após 30 dias do início dos sintomas”, esclareceu o secretário.