Em 2024, o surgimento do vírus covid-19 completa quatro anos e para reforçar a importância da vacinação, a Prefeitura de Boa Vista do Tupim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta sobre a imunização em diferentes faixas etárias.
A SMS reforça também que alguns cuidados devem ser mantidos, como a higienização adequada, a higienização das mãos e o uso de máscaras em casos de suspeita do vírus.
Além disso, para os grupos prioritários, formados por idosos, imunocomprometidos, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, gestantes, puérperas, detentos e trabalhadores da área da saúde, o Ministério da Saúde recomenda tomar uma dose periódica (semestral ou anual), independentemente do número de doses prévias recebidas.
Vacinação para crianças:
Todas as crianças entre 6 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias podem receber três doses do imunizante Covid-19 Pfizer baby.
O intervalo recomendado é de 4 semanas entre a primeira e a segunda dose e 8 semanas entre a segunda e terceira dose.
Vacinação para grupos prioritários:
Pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos grupos prioritários.
Periodicidade: 6 meses para gestantes, puérperas, imunocomprometidos e idosos (pessoas com mais de 60 anos)
Periodicidade: anual para trabalhadores da saúde, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (e seus trabalhadores), pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (>18 anos), adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
Onde se vacinar?
Para os integrantes dos grupos prioritários e população em geral que ainda não completou o esquema vacinal, a vacinação ocorre nas Unidades de Saúde.
OBS: Não é necessário agendamento. Para vacinação, basta levar documento com foto, cartão SUS e carteirinha de vacinação.08