A Secretária de Saúde, Denize Mary Sá Teles, confirmou hoje (05/02) no Programa Conexão Verdade, o registro do primeiro caso de microcefalia em Itaberaba, que pode ter relação com o zika vírus.

Foi informado que a paciente está sendo acompanhada por médicos do município. E que o primeiro sinal que aponta a microcefalia é quando o bebê nasce com a cabeça menor que o corpo. Apesar de não ser uma doença desconhecida, tem atraído todas as atenções dos profissionais de saúde e da população brasileira, por conta do aumento do número de casos no Brasil e por conta de sua associação preliminar ao Zika Vírus, que é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da Chinkungunya.
Na oportunidade a gestora da pasta,aproveitou para alertar a população, sobretudo as gestantes, para eliminarem o mosquito da dengue e também realizarem suas consultas de pré-natal, fazendo todos os exames recomendados pelos médicos. Caso apareça algum sintoma da doença, como febre alta, manchas avermelhadas e coceiras, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Segundo informações conseguidas pelo PORTAL ITABERABA NOTICIAS esse caso de microcefalia teria acontecido há mais de um mês. No entanto, o caso só foi divulgado hoje no Conexão Verdade.