O fluxo de atendimento na rede pública de saúde de Itaberaba foi alterado para absorver a demanda de pacientes com síndrome gripal, devido ao surto de uma nova virose que apresentam quadro leve. Visando prestar assistência em todo território municipal, a Prefeitura ampliou e descentralizou o serviço, que agora vai ser dirigido as unidades de referência.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que a população deve ficar atenta às mudanças e se dirigir à unidade de saúde correspondente à área que reside. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h.
A medida é uma estratégia para agilizar o atendimento a pacientes com sintomas leves de síndrome gripal, diminuindo o tempo de espera e a superlotação da UPA – Unidade de Pronto Atendimento voltada para casos de emergência e sintomas gripais graves, como falta de ar e febre incessante.
Pessoas que apresentarem sintomas leves de síndrome gripal poderão procurar atendimento diretamente na UBS de referência. Nesta sexta-feira (07/01) os atendimentos serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da URBIS, ORIENTE, CAITITÚ, CONCIC e BAIRRO VERMELHO.