A Prefeitura de Itaberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta (17/03), a 9ª Conferência Municipal de Saúde , que neste ano aborda o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A Conferência será realizada das 8h às 17h no Auditório da UNEB, na Av. Luiz Viana Filho e conta como uma etapa da Conferência Estadual de Saúde e também da 17ª Conferência Nacional de Saúde.
A conferência acontece com o objetivo de apresentar ideias, sugestões, avaliar, discutir e propor novas diretrizes para melhorias dos serviços públicos de saúde. Qualquer cidadão pode participar da Conferência como espectador/ouvinte ou como delegado, podendo fazer uso da palavra nos momentos de debate e também votar nas propostas criadas por todos na Consulta Pública da Pré-Conferência.
O SUS foi construído por meio da participação popular há mais de 30 anos. As Conferências de Saúde são espaços de construção coletiva onde a população tem a oportunidade de debater ideias com os funcionários da saúde e com os representantes da gestão municipal sobre os serviços de saúde de cada bairro, como o SAMU 192; o Pronto Socorro; a Maternidade; os Hospitais; as Academias da Saúde; os Centros de Especialidades; o Programa Nossa Farmácia; os serviços de saúde mental do CAPS e CAPS AD; as visitas dos Agentes Comunitários ou dos Agentes de Endemias no Combate à Dengue e entre outros.
A partir da promulgação da Constituição Federal foi criado o Sistema Único de Saúde, o SUS, regulamentado pela Lei Federal nº 8080/1990. A Lei Federal nº 8142/1990 instituiu as Conferências e o Conselho de Saúde como instâncias de controle social.
Sua Participação é muito importante!