Pacientes reclamam da superlotação no Hospital Geral de Itaberaba. Devido à falta de leitos, alguns precisam ficar nos corredores e no chão. E chegam a ficar esperando por quatro horas para ser atendido.Teve casos que o paciente chegou 07 horas da manhã e só foi atendido as 15 horas. Muitos deles reclamam da falta de medicamentos e da realização dos exames para diagnosticar doenças relacionadas ao mosquito aedes aegypti.
No programa Conexão Verdade e Voz da Comunidade diversas pessoas ligaram reclamando do atendimento e da superlotação. Uma usuária chamada Josi denunciou que chegou com o seu marido 07 da manhã e só foi atendida quatro horas depois “deram uma medicação ao meu marido e o médico se ausentou. Ele desmaiou e demoraram para socorrer. Ele poderia ter um choque anafilático e morrer” .
A reclamação que tomou conta dos programas da Rosário FM, foi com relação ao fechamento do Hospital Regional de Itaberaba, que gerou reflexos para o atendimento médico na cidade. Sem o Regional, a comunidade tem recorrido ao HGI que agora recebe toda a demanda da cidade. A verba que era destinada para o funcionamento do Regional foi solicitada pelo prefeito João Filho para transferir ao município e com isso dificultou a sua reabertura.
No ano passado, o vereador Roberto Almeida denunciou essa situação “estivemos em reunião na Secretaria Estadual de Saúde e o diretor informou que a pedido do Prefeito João Filho a verba do Regional foi transferida para o município”.
Além da falta de estrutura para atender a comunidade, principalmente nesse momento de epidemia causada pela dengue, zica e chikungunya. Outro fator, que prejudica a população é a não conclusão da obra da UPA 24 HORAS. “O município recebeu o recurso do Governo Federal, quase 2 milhões, a obra está praticamente pronta e o gestor está esperando chegar perto da eleição para inaugurar. Enquanto isso a população sofre com as condições precárias do HGI e a superlotação. Já denunciamos esse absurdo ao MPF e TCU”. relata Ricardo Pimentel. UPA 24 HORAS PRONTA
O PORTAL ITABERABA NOTICIAS esteve na UPA 24 HORAS e constatou que o prédio está praticamente pronto. Percebemos que existe aparelhos de ar condicionado e outros equipamentos instalados. “faz quase um ano que está tudo pronto na UPA 24 HORAS. E tudo com recurso federal. O Prefeito não inaugura para se aparecer próximo a eleição com o gabinete itinerante e enganar a população. Enquanto isso, muita gente está morrendo por falta dessa estrutura” finaliza Pimentel