A Secretaria Estadual de Educação da Bahia enviou oficio ao município de Boa Vista do Tupim, informando que o programa TOPA – Todos Pela Alfabetização, não seria mais executado em 2017. A medida foi classificada pelo prefeito Helder Lopes Campos como um “retrocesso governamental”.
O comunicado foi assinado pela Coordenadora Geral do COPE/TOPA, Sra Francisca Elenir Alves que diz: “esta Coordenação vem comunicar que infelizmente não será possível o atendimento ao município de Boa Vista do Tupim para a 10ª Etapa/2017 do Programa TOPA” relata.

O que chamou a atenção do vereador João Itajair (Tal) foi o fato de logo o município administrado por um prefeito do PSDB, receber uma carta de última hora, informando sobre a suspensão do TOPA “estranhamos essa decisão do Governo Estadual, ficou parecendo perseguição política, pelo fato da nossa cidade, ser administrada por um prefeito do PSDB. Queremos acreditar que não!” exclama o parlamentar
O vereador disse ainda, que é gravíssimo essa situação, por entender que a alfabetização é um processo emancipador e um direito dos jovens tupinenses “ tenho certeza que o prefeito Dinho, vai ao MEC buscar uma solução para essa situação. Os nossos jovens não pode ser prejudicados por causa de sigla partidária” .
O TOPA atende em Boa Vista do Tupim, pessoas a partir dos 15 anos de idade que não tiveram a oportunidade de serem alfabetizadas na idade certa. É o maior programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos do país. A proposta pedagógica valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos.