A Prefeitura de Itaberaba por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) já enviou para o Ministério do Trabalho a lista com os dados cadastrais dos motoristas de táxi para serem incluídos no programa do benefício emergencial, com parcelas no valor de R$1 mil do Governo Federal. Os motoristas que estão com os seus registros devidamente regularizados até o dia 31 de maio de 2022 e com permissão do município para prestar serviços de taxista na cidade de Itaberaba já podem retirar o pagamento da primeira parcela a partir do dia 16 de agosto.
O auxílio que será concedido aos taxistas é uma medida emergencial amparada pela Emenda Constitucional nº 123 de 14 de julho de 2022 para amenizar os impactos causados pela crise econômica e pelas altas nos preços dos combustíveis. Com o intuito de colaborar com a causa dos taxistas, e dar cumprimento ao comando constitucional, o Governo Municipal e a SMTT estão mobilizando a classe dos taxistas do município, colhendo os dados cadastrais e realizando de maneira eficiente o controle dos dados e a regularização dos profissionais.
A SMTT enviou para o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) uma lista com os dados de 92 motoristas de táxi com a situação regular junto aos órgãos municipais competentes. A análise com o cruzamento de dados é feita pelo Governo Federal que define se o taxista está enquadrado nos critérios estabelecidos pela portaria nº 2.162 de 27 de julho de 2022 do MTP e, portanto, aptos para receber o benefício.
Os taxistas que quiserem conferir se o nome está na lista podem ir até a sede do SMTT localizada na Rua da Palmeira, ao lado da Secretaria de Infraestrutura. Também aqueles que estiverem com o nome na lista e que não receberem o benefício devem ir até o órgão para tirar dúvidas.