Olha, isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais. Olha, quem tá fora quer entrar, mas quem tá dentro não sai…”. Os versos de Dominguinhos e Nando do Cordel retratam a alegria que invadiu a Unidade de Saúde do bairro dos Artistas durante a festa de São João, organizada pela equipe da unidade.
A festa, que reuniu pacientes, familiares, e funcionários, teve um bom público e a participação do vice-prefeito Sávio Bulcão. “As festas juninas fazem parte da nossa cultura e são momentos de confraternização, inclusive em família. Estimular e possibilitar a participação das pessoas idosas é importante para que os nossos idosos e idosas vivam histórias especiais, revivam memórias, se socializem e não se sintam excluídos”, salientou o vice-prefeito.
“A festa de São João é uma oportunidade para resgate de histórias, tradições e integração entre gerações. Na USF, a festa tem como propósito ser um momento de estímulo à funcionalidade, condição fundamental para a qualidade de vida entre as pessoas, além de integrar pacientes, cuidadores e a equipe técnica”, ressaltaram os servidores.
Durante os festejos, a equipe técnica abordou vários aspectos importantes para que os pacientes possam participar dos eventos juninos com segurança. Ressaltou a socialização, a interação e inclusão das pessoas idosas na organização das festas familiares, os cuidados com a alimentação e o risco de quedas. “O uso de calçados adequados é imprescindível. Sola antiderrapante é uma das recomendações”, orientou a equipe.