Fizemos uma avaliação dos cinco deputados mais votados em Itaberaba, de como eles votaram ontem na Câmara dos Deputados, vejam abaixo:
Cacá Leão o deputado mais votado de Itaberaba com 6402 votos, se absteve de votar e com isso gerou muitas criticas. Para o manifestante Cesar Calmon, a única surpresa da Bahia foi o deputado Cacá Leão, que se absteve. “Eu achei que ele fosse votar não, porque o pai está envolvido na Lava Jato. Foi frouxo, correu”, afirmou. “A Bahia não tem nenhuma surpresa, foi dentro do esperado. Os deputados da Bahia seguem o que Wagner manda e o que Rui manda. Não têm autonomia”.
João Gualberto do (PSDB) votou a favor do prosseguimento ao processo de impeachement “pela Bahia e pelo Brasil votei sim ao impeachment. Aprovamos a abertura do processo do impeachment!!! Essa é uma vitória dos brasileiros!Impeachment SIM!!!”. O deputado teve 1945 votos na última eleição em Itaberaba.
Confirmando os votos da bancada evangélica no Congresso Nacional, O irmão Lázaro (PSC)votou favorável ao impeachment da presidente Dilma. O deputado teve 1518 votos em Itaberaba e representa o povo evangélico. “Até quando vamos aceitar a corrupção como uma coisa normal? Fazer política de inclusão social não justifica o roubo Povo brasileiro, A luta contra a corrupção não acaba hoje, pelo contrário. Hoje estamos atingindo a raiz dessa árvore maldita que está destruindo nosso país. Em favor da esperança de todos os BRASILEIROS” disse o deputado
Valmir Assunção (PT) representando o MST votou contrário a abertura do processo do impeachment. Ele teve 1122 votos na cidade, através dos movimentos sociais. No seu voto em plenário, ele se pronunciou: “Pelos que deram sua vida na luta pela reforma agrária em Eldorado dos Carajás, ao Movimento Sem Terra, ao povo brasileiro, meu voto é NÃO!”.
Por último, o deputado Jorge Solla (PT) aliado de Ruy Costa e Dilma também votou contrário a continuidade do processo. Ele teve 1008 votos em Itaberaba e afirmou “Não conseguirão concluir o golpe contra a nossa democracia. Esta página da história ainda não está totalmente escrita, o final quem vai escrever somos nós, nas ruas. Vamos para a disputa na opinião pública”.
O deputado Luiz Argolo foi apoiado pelo Prefeito João Filho (PP) e o segundo mais votado. Como ele está preso e não assumiu o mandato. Registramos que ele obteve 5595 votos em Itaberaba e foi o segundo mais votado.