A seca no Nordeste é uma das piores dos últimos anos. Em Itaberaba não é diferente – são milhares de pessoas que sofrem com a falta de água, que atinge ainda o gado e as plantações. O quadro, uma cena comum no sertão brasileiro, chamou a atenção do vereador Dr. Murilo (SD), que cobra ações efetivas das autoridades competentes para melhorar a situação dessas pessoas que convivem com a estiagem e que agilize a publicação do decreto de situação de emergência para possibilitar a captação de recursos e o parcelamento dos débitos dos agricultores que tem empréstimos bancários para a lavoura.
O parlamentar cobrou na última sessão do dia (14/08), uma posição do município acerca da situação do homem do campo, que não pode fazer a renegociação da dívida devido a não publicação do decreto para se enquadrar na resolução de número 4.591 de 25 de julho de 2017.
Dr. Murilo ressaltou que os recursos e programas destinados a amenizar o sofrimento dessas pessoas têm sido insuficientes, sendo necessário a renegociação das dividas para possibilitar a plantação de novas lavouras. “Os agricultores precisam renegociar as suas dívidas com os bancos e estão sendo impedidos por falta da publicação do decreto de situação de emergência. É necessário também que aumente a oferta de abastecimentos através de carros pipas, o homem do campo tá sofrendo com a falta de água” alerta o parlamentar.
Ele ressalta que é necessário não somente o governo agir com urgência, mas também planejar ações a curto e médio prazo. “Sabemos que a estiagem é uma realidade da nossa região e do nosso Estado, então é preciso que a prefeitura realize ações que realmente possa amparar estas pessoas neste período”, finalizou .