Dez escolas na zona rural de Itaberaba, foram fechadas por determinação da Prefeitura do município, somente esse ano. A denuncia partiu do Presidente da Comissão de Educação, vereador Roberto Almeida (PT) que se pronunciou sobre o assunto na sessão legislativa desta segunda (22/02).

Segundo o parlamentar, o Prefeito João Filho foi o campeão em fechamento de escolas no decorrer de toda a história política de Itaberaba. Entre os anos de 2011 e 2016 foram fechadas 20 escolas na zona rural. “Só este ano foram fechadas 10 escolas alegando número de alunos insuficiente, porem já provamos que duas escolas tem quase o triplo de alunos acima do estabelecido pela gestão, a exemplo da escola Jorge Amado e Coração de Maria que a gestão fechou alegando que nas mesmas existia menos de dez alunos. Nestas escolas tem quase 30 alunos cada” alerta Almeida.
Além do fechamento das escolas, outra questão que foi denunciada é a falta de planejamento e organização da Secretaria Municipal de Educação. Na semana passada sem qualquer aviso prévio, não teve aula e os alunos se deslocaram de localidades que distanciavam oito quilômetros das Escolas.
Muitos alunos estão sem condições de ir a escola, devido as péssimas condições das estradas da zona rural. “o que não entendemos é aumentar o numero de alunos matriculados e a Prefeitura fechar as escolas. Tem alguma coisa errada! Estou denunciando essa situação e espero que o Ministério Público tome as providências” finaliza Roberto Almeida.