Nos últimos dias o site da Prefeitura Municipal de Itaberaba, tem noticiado uma matéria com o titulo “TCM-BA JULGA IMPROCEDENTES AS ACUSAÇÕES CONTRA O PREFEITO JOÃO FILHO”. Segundo a nota, os fatos que contribuíram para a matéria do FANTÁSTICO no quadro “CADÊ O DINHEIRO TAVA AQUI!” foi desmentido através de julgamento do processo nº 1133/15 no TCM-BA.
O PORTAL ITABERABA NOTICIA, procurou obter maiores informações sobre a denuncia e entrou em contato com o vereador Ricardo Pimentel (PROS). Que prestou as seguintes informações: “o resultado da auditoria, nada tem haver com a reportagem do fantástico. Na reportagem falava sobre um esquema de corrupção na cooperativa de saúde e sobre a invasão da casa do Secretário de Administração. O prefeito João Filho está sendo leviano e querendo confundir a cabeça da população”.
Segue abaixo ato de nº 516/15, que promoveu a inspeção na Prefeitura de Itaberaba e que reporta a três processos para a realização da auditoria. Segundo informações , as três denuncias foram formuladas pelo vereador Ricardo Pimentel (nº 61954-14), Dito Ballio – ex-vereador (nº11525-11) e Alberto Magno – ex Secretário da Prefeitura (nº 1133-15).
Sobre a auditoria o vereador falou o seguinte: “Quando o presidente do TCM autorizou a auditoria em Itaberaba. Era referente a três processos nº 11525/11. 61954/14 e 01133/15. O de numero 1133-15 não foi julgado ainda, o prefeito João Filho foi apenas notificado no dia 07 de dezembro de 2015 para prestar esclarecimentos, depois o processo vai para plenário. Não houve qualquer decisão ainda sobre essa auditoria. Ele está cantando vitória antes do tempo. Além disso, existe as duas outras denuncias, que foram temas da auditoria que o gestor ainda não foi notificado”.
“O edital nº 421/15 prova que o Prefeito João Filho, foi notificado no dia 07/12 e tem até o dia 27/12 para responder ao processo nº 1133/15. Após essa tramitação, vai a julgamento no plenário. Sendo prova inquestionável das artimanhas para confundir a população” salienta Pimentel.
Com referência as contas REJEITADAS da gestão João Filho, o vereador explica: “O prefeito teve as contas rejeitadas no dia 09/12 por diversas irregularidades. Inclusive ficou inelegível, mesmo que a Câmara Municipal de Itaberaba venha aprovar essa conta. Ele está querendo fazer nuvem de fumaça para tentar esconder o desgaste da rejeição das contas de 2014. Que inclusive existe fraudes em processos licitatórios de mais de 29 milhões de reais”.
“Não existe nenhuma relação dessas denuncias da auditoria ao que foi noticiado no Programa Fantástico. Inclusive a auditoria que João Filho cita está sendo investigada pelo Ministério Público Federal e a Policia Federal. Ele deveria esperar mais um pouquinho para comemorar. O TCM não tem poder de investigar muitos dos fatos narrados na denuncia de Alberto. Principalmente no que se relaciona a crime de improbidade administrativa” finaliza Pimentel.
O Portal Itaberaba Noticias disponibiliza o link da matéria do Fantástico e da Prefeitura para a comparação e tirar as conclusões:
link reportagem do Fantastico:
http://g1.globo.com/fantastico/quadros/Cade-O-Dinheiro-Que-tava-Aqui/noticia/2015/03/prefeito-de-cidade-baiana-e-acusado-de-desviar-r-1-milhao-por-mes.html
Link matéria da Prefeitura:
http://www.itaberaba.ba.io.org.br/noticia/93513/TCM-BA-JULGA-IMPROCEDENTES-AS-ACUSACOES-CONTRA-O-PREFEITO-JOAO-FILHO