Desempenhando o papel de fiscalizador e buscando soluções para problemas enfrentados pela comunidade. O vereador Dr. Murilo (SD) esteve na manhã desta terça (06/06) realizando uma “visita surpresa” na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que a pouco tempo passou a ser a única unidade hospitalar que recebe atendimento de urgência e emergência em Itaberaba.

A visita foi feita pela manhã e teve o objetivo de verificar se a unidade possui os equipamentos, exigidos pelo Ministério da Saúde, para o seu funcionamento. Durante o período que esteve na UPA, o vereador conversou com pacientes, corpo clínico da unidade de saúde e demais funcionários para ouvir as reclamações e sugestões, na intenção de buscar melhorias para o atendimento médico oferecido pela rede pública.
Segundo o parlamentar, o objetivo das UPAS é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares “estamos verificando se existe o desvirtuamento da função da UPA, que deve servir como auxiliar nas unidades hospitalares e não como único atendimento de urgência e emergência” relata Dr. Murilo.
Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h. “A atual gestão está transformando a UPA em uma unidade de emergência, urgência e internamento, desvirtuando o proposito do programa. Caso seja, confirmado esse desvio de função, vamos provocar o Ministério Público para obrigar o município a manter o HGI funcionando, como deve funcionar” finaliza Dr. Murilo.