O Presidente da Câmara de Itaberaba, José Antônio Sampaio (PP), ocupou a tribuna do Legislativo Municipal, para questionar os benefícios trazidos pelo governo Ruy Costa (PT) para Itaberaba e solicitou o apoio aos demais pares, para encaminhar oficio ao Palácio de Ondina, solicitando que o Governador da Bahia, relacione as obras, ações e políticas públicas realizadas.

O discurso aconteceu na última sessão legislativa, em que o parlamentar, disse que já se passaram quase três anos, do governo do PT a frente do Estado e as promessas feitas pelo gestor, quase nenhuma delas foram concretizadas “estamos aguardando a reabertura da Santa Casa, a ajuda para gerar emprego em Itaberaba, a melhoria da estrada Itaberaba/Iaçu, as obras de eletrificação na zona rural. E o que ganhamos em troca: o fechamento do Hospital Regional, extinção da DIRES e da CAR, e a retirada dos recursos da saúde de Itaberaba e transferência para Ruy Barbosa” desabafa o edil.
Os demais vereadores, deram total apoio ao discurso do colega e ainda sentiram-se revoltados com a noticia, que o governo tinha assinado um novo contrato com o Hospital Regional de Ruy Barbosa, que vai repassar um valor mensal de R$1.312.797,33, totalizando anualmente R$15,7 milhões “imaginem vocês serão 159 cirurgias eletivas, 140 ortopédicas e 100 de catarata por mês em Ruy Barbosa. Sabemos que na cidade, não tem essa demanda, então o governo estadual tornou o Hospital de Ruy Barbosa, o centro de atendimento de toda Chapada Diamantina. E sepultou de vez, o sonho de reabrir o nosso Regional” alerta o vereador Dr. Murilo (SD).
Com esse novo golpe político, tornou-se quase que inviável a reabertura da Santa Casa. Demonstrando que Itaberaba não tem qualquer representatividade politica. “Cadê o vice governador João Leão (PP), o deputado Cacá Leão (PP) e Luiz Augusto (PP) que foram os campeões de votos na cidade. E o senador Otto Alencar (PP) que sempre tem tirado tudo de Itaberaba e levado para a sua terra natal. Ano que vem aparece com novas promessas!” desabafa Dr. Murilo.
O Presidente Dr. José Antonio finalizou dizendo “Nada contra aos municípios menores que Itaberaba, como Rui Barbosa e Seabra que tem recebido atenção efetiva e obras de grande magnitude, mas, ou o Governador lembra de nossa cidade, ou, esqueceremos de ti na eleição”.