Na sessão de ontem,09/05, o vereador Ricardo Pimentel (PV) chamou a atenção do prefeito João Filho (PP), sobre a contratação da empresa Orgal Consultoria Organizacional Contábil e Administrativa Ltda, que foi a vencedora do processo licitatório para a realização do concurso público da Prefeitura Municipal de Itaberaba.
O edil em seu pronunciamento alertou a Comissão do concurso público, para as diversas irregularidades que a referida empresa está sendo acusada em outros municípios do Estado da Bahia. Em Macaúbas-Bahia, o concurso foi suspenso pelo Ministério Público (MP-BA), devido as suspeitas de diversas fraudes, inclusive o possível favorecimento de apadrinhados políticos do gestor.
O MP-BA acusa a empresa de fazer mudanças no gabarito do concurso, para beneficiar uma pessoa ligada ao prefeito “não podemos aceitar que uma empresa que chega, com a suspeita de fraudes em concursos públicos, seja a empresa que vai conduzir o certame de Itaberaba. Sabemos que a Prefeitura não tem culpa da empresa ganhar a licitação. Mas a partir do momento que toma conhecimento desses fatos, o poder público tem capacidade de rever a contratação” alerta Pimentel.
Além das possíveis fraudes atribuídas a empresa ORGAL no município de Macaúbas. Existem acusações em diversas outras cidades. Que é necessário o aprofundamento e questionamento, até que ponto esse passado da empresa pode comprometer a realização do concurso público de Itaberaba. “Vamos acompanhar de perto a movimentação dessa empresa em Itaberaba e esperamos que o prefeito João Filho se posicione sobre a questão. Tem muitas pessoas que estão estudando faz tempo para fazer esse concurso e não é justo que o processo comece viciado e com suspeita de fraudes por parte da empresa” finaliza Pimentel.