Talvez, tenha sido o mais duro golpe acontecido na Câmara Municipal de Itaberaba, quando na noite desta segunda-feira (15/08) os vereadores aprovaram as contas rejeitadas do prefeito João Filho (PP). Desconsiderando parecer técnico do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) que apontou diversas irregularidades e encaminhou representação para o Ministério Público Estadual.

Mesmo diante de tantas provas e com um parecer prévio demonstrando irregularidades insanáveis, a Comissão de Orçamento Finanças e Fiscalização, presidida pelo vereador Zé Francisco (PHS) e tendo como membros os vereadores Niltinho (PRB) e Gerson Almeida (PT DO B) emitiram um novo parecer pela aprovação. Para mudar a decisão do TCM-BA eram necessários dez votos.
Com os votos dos vereadores Fel de Cacai (PTB), Mandinga (PTB), Samuca (PP), Lula Bocão (PP), Paraná (PP), Zé Antonio (PP), Peba (PSD), Luciano de Santa Quitéria (PT DO B), Alinaldo (PT DO B), Zé Francisco (PHS),Niltinho (PRB) e Gerson Almeida (PT DO B), as contas do prefeito foram aprovadas. Os vereadores que votaram contra, foram Ricardo Pimentel (PV), Carlos Tanajura (PSC) e Roberto Almeida (PT).
Houve uma grande revolta por parte das pessoas que acompanharam a votação “esperava que os vereadores levassem em conta a grande quantidade de irregularidades constatada na avaliação do TCM e rejeitasse essas contas. Me sinto envergonhado nesse dia!” disse uma professora presente na sessão.
“O que causou mais revolta, foi que houve uma operação da Policia Federal faz três meses na cidade e o prefeito foi acusado pela PF de desviar R$ 57 milhões da educação e ao invés dos vereadores abrir uma CPI, premiou o prefeito com a aprovação das suas contas” disse o estudante Fernando Lima.
Com o apoio de doze dos quinze vereadores, o prefeito tem conseguido aprovar diversas matérias que lhe interessam e com isso a população fica indignada com a Câmara Municipal.