Os vereadores Carlos Tanajura (PSC) e Roberto Almeida (PT) estiveram na sede do Ministério Público em Itaberaba para denunciar o descaso com a educação e o fechamento de diversas escolas na administração do prefeito João Filho (PP), sem qualquer critério ou comunicação aos moradores das localidades da zona rural.
Somente no inicio desse ano, foram dez escolas fechadas na zona rural. Entre 2011 e 2016 foram fechadas 20 (vinte) escolas. “Só este ano foram fechadas 10 escolas alegando número de alunos insuficiente, porem já provamos que duas escolas tem quase o triplo de alunos acima do estabelecido pela gestão, a exemplo da escola Jorge Amado e Coração de Maria que a gestão fechou alegando que nas mesmas existia menos de dez alunos. Nestas escolas tem quase 30 alunos cada” alerta Roberto Almeida – Presidente da Comissão de Educação.
Os vereadores visitaram algumas obras com recursos liberados pelo Governo Federal e infelizmente encontram-se abandonadas. Exemplo disso, é a obra da escola das Duas Irmãs, que era para ser inaugurada em outubro de 2015, para atender a demanda de alunos da região.
Os recursos para a construção da Escola das Duas Irmãs no montante de R$ 1.008.765, 03 foram liberados pelo Ministério da Educação e infelizmente onde deveria ter alunos estudando, tem um amontoado de material de construção. ” é uma vergonha essa situação, o Governo Federal libera os recursos para a prefeitura e as obras estão paradas” questiona o vereador Tanajura.
Além de pedir a investigação das irregularidade do fechamento das 20 (vinte) escolas na zona rural. Os vereadores cobraram a agilidade do MP-BA no sentido de investigar possíveis irregularidades na compra da merenda escolar, licitações para a construções de escolas e as denuncias contra a TRANSCOP. “Não entendemos que num País que a marca é “Pátria Educadora” existe um prefeito, que fecha escolas e prejudica tantos alunos” finaliza Marleide Silva .