Na manhã desta quarta-feira 11/05, os vereadores Dr Murilo e Luciano Santana, estiveram reunidos na sala da OAB no Fórum Desembargador Hélio Lanza, com os Defensores Públicos Dr Wellington e Dra Camila, além do Presidente da OAB Subseção Itaberaba Dr Etienne Magalhães Filho. Na oportunidade foram discutidos assuntos de interesse da população itaberabense, especialmente a taxa de esgoto cobrada pela EMBASA no percentual de 80%, desrespeitando a Lei Municipal n 1.617, de autoria de Dr Murilo Vítor, que reduziu para 30% a famigerada taxa.
Segundo Dr Murilo, “a EMBASA insiste em desrespeitar a Lei ao cobrar 80% de taxa de esgoto, não restando outra saída que não seja uma medida judicial”.
O edil afirma também que, “cabe ao poder executivo local aplicar penalidades à empresa”.
Dr Murilo também fez questão de destacar a receptividade dos Defensores Públicos que, segundo o vereador, “foram muito solícitos e se sensibilizaram com a situação e se prontificaram a ajudar”.
Segundo informações, haverá ainda uma rodada de negociações para tentar resolver amigavelmente o problema.
Já o Presidente da OAB, Dr Etienne Magalhães, destacou que “o percentual cobrado pela Embasa além de ser muito acima do razoável, não esta vinculado a critérios objetivos e claros, inexistindo transparência na fixação da tarifa”.
Dr Etienne disse ainda que “a OAB deve estar junto à sociedade na luta pelos seus direitos”.
Também fez questão de destacar que “a água é uma bem essencial e o cidadão não pode ser privado do seu abastecimento em função de tarifas elevadas”.
Os demais participantes da reunião não foram encontrados pela nossa redação.