A Secretaria Municipal de Saúde de Itaberaba está trabalhando para garantir a saúde e o bem-estar do público na tradicional festa de São João na Praça do Coqueiro. A Vigilância em Saúde do município é responsável por coordenar três frentes de trabalho, visando a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, acidentes de trabalho e a verificação das condições sanitárias das barracas no circuito da festa.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), vinculado à Vigilância em Saúde, está presente tanto na rodoviária da cidade quanto no circuito da festa de São João, realizando um importante trabalho de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis. A distribuição de preservativos é uma das principais ações desempenhadas pelo CTA, visando conscientizar e incentivar o uso do preservativo como forma de prevenção.
Além disso, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) está empenhado na prevenção de acidentes de trabalho durante as festividades. A equipe está atenta aos ambientes de trabalho temporários, como as barracas de alimentos e bebidas, para garantir que todas as normas de segurança sejam seguidas. Estão sendo realizadas inspeções e orientações aos comerciantes, visando a minimização de riscos e a promoção de um ambiente seguro para os trabalhadores e o público em geral.
Outra importante frente de trabalho é o da Vigilância Sanitária que realiza inspeções nas barracas para verificar as condições de funcionamento. Com o intuito de garantir a qualidade dos alimentos consumidos durante a festa, são realizadas avaliações criteriosas de higiene, manipulação e armazenamento dos produtos comercializados.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Aline Negrão, acredita que é essencial fornecer informações e condições ideais para evitar que acidentes de trabalho e transmissão de doenças infecciosas aconteçam em festas com grande aglomeração como o São João de Itaberaba.
“A Vigilância Sanitária está fazendo ações educativas, com objetivo de prevenir riscos à saúde da população, mas também com olhar na fiscalização dos serviços prestados pelos comerciantes. Fazemos também uma série de atividades de vigilância em saúde do trabalhador, prestando informações sobre segurança e prevenção aos acidentes de trabalho do trabalhador.